segunda-feira, 19 de novembro de 2012

NOVAS SECRETARIAS: MAIS POSSIBILIDADES

AS POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO SE MULTIPLICAM COM CRIAÇÃO DE NOVAS SECRETARIAS



     O sistema está carente de política pública que trabalhe diretamente com a necessidade do povo, secretarias específicas, voltadas para desenvolver mais projetos e garantir que esses cheguem à população. 
     A verdade é que o mundo evoluiu, a sociedade evoluiu e o nosso sistema político deve acompanhar essa evolução.

     Além da necessidade de Saúde e Educação, há também carências em demais áreas.
     O blog relacionou algumas novas secretarias e as áreas em que atuam na finalidade de informar o cidadão sobre suas políticas e, por que não, sugerir essa modernização aos novos prefeitos.

AS 5 SECRETARIAS QUE MAIS SE DESENVOLVERAM NAS CIDADES BRASILEIRAS ENTRE 2003 E 2012 FORAM, em ordem decrescente:

  •  
  • 5º - SECRETARIA DA MULHEREssa secretaria está diretamente associada a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) que é um órgão da Presidência da República que estabelece políticas públicas para a melhoria da vida de todas as mulheres do Brasil. Sua atual gestora é a ministra Eleonora Menicucci 
  • Link para mais informações: http://www.sepm.gov.br

  A secretaria lida com projetos que atendem às necessidades da mulher: saúde, proteção, emprego e qualidade de vida.



- SECRETARIA DA JUVENTUDE (DA INFÂNCIA E JUVENTUDE): vinculada à Secretaria Nacional da Juventude foi criada em 2004 para fazer um diagnóstico da juventude brasileira e para administrar os recursos dos programas do governo federal ou estadual destinados a esse público. É de responsabilidades dessa secretaria criar o Conselho de Juventude e formular, coordenar, integrar, articular políticas públicas para a juventude, além de promover programas de cooperação com organismos nacionais e internacionais, públicos ou privados, voltados para as políticas juvenis.
Link para mais informações: http://www.juventude.gov.br



3º - SECRETARIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: essa secretaria está diretamente relacionada à Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES - que foi criada no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego com a publicação da Lei nº 4.764, de 24 de junho de 2003, fruto da proposição da sociedade civil e da decisão do Presidente Luís Inácio Lula da Silva. Tem o objetivo de viabilizar e coordenar atividades de apoio à Economia solidária em todo o território nacional, visando a geração de trabalho e renda, à inclusão social e à promoção do desenvolvimento justo e solidário.

    Mas e o que é ECONOMIA SOLIDÁRIA? é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresa autogestionárias, rede de cooperação, entre outras que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Link para mais informações: http://www.mte.gov.br



2º - SECRETARIA DA PESCA: secretaria associada ao Ministério da Pesca e da Aquicultura responsável por fomentar e desenvolver políticas voltadas ao setor pesqueiro e à aquicultura familiar no conjunto de seus anseios cujas bases estão fundamentadas nos marcos de uma nova política de gestão e ordenamento do setor, mantendo o compromisso com a sustentabilidade ambiental no uso dos recursos pesqueiros e aquicultoras.
Link para mais informações: http://www.mpa.gov.br


1º - SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL é um órgão diretamente associado ao Ministério da Justiça e inclui, entre outras atividades, a prestação de serviços de segurança pública e de defesa civil. 

 Onde e como atua a SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL?

A Segurança Pública é uma atividade pertinente aos órgãos estatais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger a cidadania, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício  pleno da cidadania nos limites da lei.


Defesa Civil é um conjunto de medidas que visam prevenir e limitar, em qualquer situação, os riscos e perdas a que estão sujeitos a população, os recursos da nação e os bens materiais de toda espécie, tanto por agressão externa quanto em conseqüência de calamidades e desastres da natureza.

As Polícias Militares são os órgãos do sistema de segurança pública aos quais competem as atividades de polícia ostensiva e preservação da ordem pública.

As Polícias Civis são os órgão do sistema de segurança pública aos quais competem, ressalvada competência específica da União, as atividades de polícia judiciária e de apuração das infrações penais, exceto as de natureza militar.


Os Corpos de Bombeiros Militares são os órgão do sistema de segurança pública aos quais compete a execução das atividades de defesa civil, além de outras atribuições específicas estabelecidas em lei.

A Polícia, o Ministério Público e a Autoridade Penitenciária devem agir interativamente em prol da segurança pública.

A prestação de serviços públicos de segurança, em sua expressão Polícia Geral, inclui o policiamento ostensivo, a apuração de infrações penais e a guarda e recolhimento de presos.

A premissa maior da atividade de segurança pública é a sua perspectiva sistêmica, expressa na interação permanente dos diversos órgãos públicos interessados e entre eles e a sociedade civil organizada.

A prestação de serviços públicos de segurança engloba atividades Repressivas e Preventivas, tanto de natureza policial quanto não-policial, a exemplo, como no caso do provimento de iluminação pública.

Os serviços de segurança pública de natureza policial e não-policial devem buscar estabelecer, aperfeiçoar e manter, conjunta e permanentemente, um sentimento coletivo de segurança.


Segurança Privada se divide em três grandes áreas: 
Segurança do Trabalho, Segurança Empresarial e Vigilância


Essa é uma das secretarias que todo município, hoje, precisa desenvolver.

     Se você, leitor, gostou da matéria, então comente e diga qual ou quais dessas secretarias você gostaria de ver funcionando em Poção de Pedras.

14 comentários:

  1. Acho Digno, é assim que se faz progresso.

    ResponderExcluir
  2. SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

    ResponderExcluir
  3. de todas as que foram expostas, a única que não sei se faz muito sentido é a da pesca.
    mais como temos criadores de peixe no município pode ser que seja útil.

    Fabrício Ascensão.

    ResponderExcluir
  4. valeu a informação, essa é sem dúvida a melhor postagem desse blog, parece que a blogueira está amadurecendo e deixando de lado a paixão politica. parabéns. eu prefiro a secretaria da defesa social.

    ResponderExcluir
  5. EM TEMPOS DE GUERRA CIVIL, A SECRETARIA DE DEFESA CIVIL SERIA MUITO BEM VINDA.

    ResponderExcluir
  6. Eu já até imagino o secretario de segurança publica, j. vanquiles, ele merece e conhece a área.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o vanquiles é a pessoa certa para secretario de segurança,pois ja foi delegado e tambem secretario de segurança do governo bebe,e ainda ate hoje é bem avaliado pelo trabalho que fez.

      Excluir
    2. Na verdade, o Município é pobre, não tem receita própria - Imposto Sobre Serviços - ISS, e Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU, vive das transferências federais e estaduais. Dessa forma, cabe ao Prefeito Municipal reduzir o número de Secretarias, aumentando a competência de cada uma delas, sob pena de, além dos Secretários adjuntos que quase não tem atribuições, termos Secretarias que apenas vão gerar gastos. Assim, valeria examinar a proposta: finanças, educação, saúde, infraestrutura, promoção social, todas dotadas de orçamento próprio e autonomia financeira. As demais seriam departamentos dentro das cinco secretaria propostas.

      Excluir
    3. Concordo o município é muito pequeno para tantas srcrtarias e ganha mais se tivermos menos secretarias e mais pessoas competentes assumindo os cargos chaves.

      Excluir
  7. TODAS SOA IMPORTANTES SE FOSSE CRIADAS TODAS ESSAS SECRETARIAS POÇAO DE PEDRAS MUDAVA O RUMO DA VIDA DE TODA POPULAÇAO DE POÇAO.

    ResponderExcluir
  8. muito melhor o Cascaria gera emprego para as pessoas do que rouba feito o gigi so ficou rico com dinheiro gigi ladrao voce vai devolve o dinheiro feito o Maluf de sao paulo o municicio e pequeno da para jeitar muita coisa

    ResponderExcluir
  9. TODAS SAO INPORTANTE MAIS EU ACHO QUE A SECRETARIA DA JUVENTUDE E A QUE MAIS PRECISA PORQUE TEM MUITO JOVEM SE EMVOVELDO COM DROGAS,POCAO TEM MUITA CRIANCA TOMBEM SE METEDO COM DROGAS

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga Hildalene Pinheiro, nao escreveu mais no seu blog, estou com saudades, e está fazendo falta.

    ResponderExcluir
  11. SECRETARIA DE AGRICULTURA?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.