segunda-feira, 12 de novembro de 2012

OS ÚLTIMOS PASSOS DE UM PREFEITO


Ética?


GILDÁSIO (PREFEITO DERROTADO) - JR. CASCARIA (PREFEITO ELEITO)
     Vi e ouvi, nos dois últimos comícios da coligação UNIDOS PELA VITÓRIA o prefeito Gildásio dizer “... de uma coisa não abrimos mão, da ÉTICA ...”. 




     Fiquei preocupado com essas afirmações, pois não era nada ético o que eu via nas ruas de Poção de Pedras, principalmente nos últimos dias que antecederam a eleição.



     Fiquei pensando: ele disse isso por ignorância, não conhece o significado da palavra ética, ou por má fé? Desejei muito que tivesse sido pela primeira de minhas suposições. 



     Às vezes a gente acha uma palavra bonita e na primeira oportunidade a emprega, tentando impressionar o interlocutor, sem se importar muito com a sua semântica ou o seu contexto. Menos mal, pensei, afinal ninguém é perfeito, mesmo sendo um prefeito. 

     Infelizmente, parece que eu estava enganado.



   Onde está a ética de um governante que passa quatro (04) anos na administração de um município e não realiza um concurso para provimento das vagas que, supostamente existam no quadro de
funcionários do município? Após as eleições, faltando dois meses para o término de seu mandato, o dirigente resolve reconhecer a existência dessas vagas. 

     E antes, esses funcionários não eram necessários? A abertura de concurso, nessas circunstâncias, implica em reconhecer que havia a
necessidade desses funcionários e que a administração municipal não a reconhecia. O que pensar?



     Onde está a ética, quando se passa quatro (04) anos recebendo um salário de 16 mil reais e, ao apagar das luzes, se resolve reduzir a menos da metade o salário dos seus sucessores? Se era demasiado o que recebia por que não o reduziu antes? 



     Será que a ética de que falavam é a dos jogadores de futebol, que mesmo conhecendo as regras do jogo, tentam ludibriar os árbitros na aplicação das mesmas? Nada contra os futebolistas. 

    Acredito que eles agem assim pelo afã da peleja e por suas origens, geralmente humildes. Não que a origem seja um salvo-conduto para transgredir as leis da ética e da moral, mas não deixa de ser uma atenuante, por falta de oportunidades de estudo que não tiveram, talvez. 


     Há poucos dias, vimos alguns bons exemplos de ética na política, quando candidatos a prefeito cumprimentaram os seus concorrentes eleitos, em primeiro ou segundo turno, desejando-lhes uma boa administração e se prontificaram a facilitar a realização das transições em seus municípios.



     Hoje mesmo, o mundo viu um exemplo de ética na política, quando o candidato Mit Romney reconheceu a derrota e cumprimentou o presidente Barack Obama, reeleito presidente dos Estados Unidos da América.



     Pra ser sincero, não estou aqui para criticar quem perdeu. Prefiro torcer para que os que ganharam façam uma bela gestão e aos que partem, quero desejar-lhes sucesso em suas novas empreitadas.

     Como dizem meus amigos petistas, a luta continua, companheiros.

     Por fim, deixo aqui uma solicitação aos que saem; que saiam bonito. Não espero que saiam com alegria, isso é compreensível, mas que não seja com raiva, rancor ou revolta



     Bonito é ser honesto, leal e verdadeiro. Bonito é ter Deus em sua vida.
     Faça bonito Cascaria.

Poção de Pedras, 07 de novembro de 2012
Pinheiro Neto

11 comentários:

  1. Parabéns Pinheiro seus textos são sempre muito bons!

    ResponderExcluir
  2. falar de etica he facil, dificil é ter etica, né Gigi?

    ResponderExcluir
  3. eu admiro muito as postagens desse blog porque é muito bem feito, o leitor percebe que a matéria foi feita com capricho e não de qualquer jeito. parabens a dona do blog que aliás é uma morena muito bonita.

    ResponderExcluir
  4. o que era q tinha naquela garrafa do gildásio? era alcool? porque o homi tá bebum demais rapá. kakakakka

    ResponderExcluir
  5. hildalene tem gente aqui só dizendo que tu é ruim demais porque?

    ResponderExcluir
  6. ESSA MULHER É DEMAIS!!!! DIZ E FAZ PORQUE SABE E PODE VOCE É 10 DEZZZ!!!VOCE SÓ FALA A VERDADE É DIFERENTE DAQUELE BLOGUINHO DO TAL DE CARLINHOS HAHAHAHAH

    ResponderExcluir
  7. Eu quero tanto q esse governo do cascaria começe logo, nao vego a hora de ver essa cidade com muitas pessoas putas da vidas atraz de emprego e cascaria nao dando e pedindo as coisas ele nao dando, quero saber sobre a casa de apoio ou essas ambulancias vao fica paradas? indo só pra presidente dutra? warlas mesmo sofreu na mao dele votou nele e mesmo assim nao vai mora em poçao é um povo q nao sabe vota esse povo do poçao mais vamos q vamos...

    ResponderExcluir
  8. quem sera pres da camara, valney vai ter um golpe conta vc!!! nao sera presidente da camara.

    ResponderExcluir
  9. AS FOTOGRAFIAS são parte do texto? não condizem com a mensagem, claramente são caluniosas.
    Concurso público - pode até ser que a intenção do gestor atual seja prejudicar o seu sucessor. Porém, para este nada melhor, não teriam empregos para milhares de pretendentes a quem foram prometidos. O concurso feito agora é um passaporte para para o futuro governante, uma razão para dizer que o governante anterior inviabilizou os empregos prometidos, que, repita-se, não haveria.
    Na minha opinião, o que se tem a fazer é fiscalizar firmemente a execução do concurso, inclusive os aliados do futuro governo que se inscreveram no concurso pura e simplesmente para ajudar pessoas a eles ligadas. Esses aliados não irão manchar o atual gestor, mas a si próprios. O esquema e os ajudantes já são conhecidos desde concursos anteriores.
    Ainda sobre o concurso, é um prato feito para o futuro governante. Vejamos:
    1 - Remuneração dos profissionais abaixo do normal, a exemplo de médico R$ 1.600,00 por vinte horas semanais, enfermeiro e outros R$ 1.500,00 por quarenta horas semanais;
    2 - Lotação em qualquer local do Município.
    Como quem vai fazer nomeações, se tiver o concurso e for válido, será o futuro governante, cabe a este fazer as lotações e pagar salários irrisórios, o que afastará os profissionais que não ficarão trabalhando para o Município, abrindo as vagas para contratos ou novo concurso.
    Assim, não vejo o concurso como algo que vá afetar negativamente o novo governante, até porque, caso não tivesse agora, teria de fazer o concurso por pressão do TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO, do MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E o MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL DO TRABALHO, caindo sobre ele a não aprovação de milhares de aliados.
    JOGADORES DE FUTEBOL - de péssimo mal gosto a afirmação de que os mesmos sempre tetam driblar as regras e levar vantagem em tudo. Quem faz tal afirmação jamais jogou futebol, um esporte genuinamente coletivo, onde, após a partida encerrada, há união de todos nas comemorações.
    TRANSIÇÃO - Não se pode comparar a transição nos Estados Unidos ou na cidade de São Paulo com Poção de Pedras. Aqui, se GILDÁSIO tentar passar a faixa para o CASCARIA será repudiado pelos seguidores deste último, alguns deixarão o grupo do CASCARIA nessa hora. Haverá paz política, mas com o tempo, não de imediato. As energias da campanha eleitoral ainda não foram descarregadas das baterias de ambos os lados. Cabe ao novo Prefeito semear o clima da paz, mostrar-se Prefeito de Poção de Pedras, de todos, e não apenas de uma parte deste, ainda que a maioria. Não é bom ao Blog da irmã do Prefeito semear discórdia, pois, amanhã poderá haver paz e misturas ou trocas dos atores das campanhas eleitorais, como ocorreram nesta e noutras eleições.

    ResponderExcluir
  10. Gostei de seus argumentos, porém vc se equivocou em sua conclusão, o blog e a matéria não está semeando discórdia, estao somente a dizer como está a situação política do município. O prefeito criando dificuldades para sair, deixando uma confusão para se resolver na outra administração enquanto que os exemplos vêm de fora, grande homens, adversários ontem, dando-se as mãos hoje para construir um futuro melhor para todos. Obrigada por suas colocações e por sua leitura ao nosso blog, prefeito.

    ResponderExcluir
  11. Todos nós erramos. Será que o autor da postagem nunca errou com os amigos, com a sua mulher e com os seus filhos? Porém, se o fez, pelo texto deve ter sido perdoado. Ponha perdão nas suas mensagens, talvez ele caiba dentro da ética exposta.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.