quinta-feira, 22 de novembro de 2012

RAIOS-X DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE POÇÃO DE PEDRAS

EDUCAÇÃO DE POÇÃO DE PEDRAS,  STATUS: CALAMIDADE PÚBLICA


     Nas visitas aos povoados de nossa cidade, a equipe de transição da Secretaria de Educação, composta por Ângela Galvão, Hildalene Pinheiro, Carlos Augusto Kinor, De Assis Liberato, Gustavo Ximenes, professor Theo  e professora Marinha, encontrou toda natureza de IRREGULARIDADE, descaso e abandono, nas escolas públicas da zona rural de Poção de Pedras.
EQUIPE DE TRANSIÇÃO

A EDUCAÇÃO DE POÇÃO DE PEDRAS PEDE SOCORRO.
    Vejam a situação de nossas escolas públicas:

1 - ESCOLAS FECHADAS: Se há um instrumento que de fato funciona nas escolas do interior de Poção de Pedras é o CADEADO. 


    De acordo com o calendário escolar, concedido pela secretaria de educação, o ano letivo encerraria em 20 de dezembro de 2012.


     Porém por motivos não revelados ou justificados o final do período foi antecipado para 30 de novembro, teoricamente.


    Na prática, as visitas foram realizadas entre 19 e 23 de novembro, a equipe de transição encontrou 80% das escolas fechadas, algumas com grossos cadeados em seus portões.


    As visitas às escolas ocorreram no período da manhã, entre 8:00 e 11:00 h e à tarde entre 13:00 e 16:00 horas. Logo as escolas deveriam estar funcionando, ou, pelo menos, abertas.


2 - PRÉDIOS DEPREDADOS: a estrutura física de nossas escolas está precária. 

* Salas de aula: salas sem ventilação, mal iluminadas, piso esburacado e paredes sujas. 



* Cantinas: pequenas, sem ventilação, quentes, móveis estragados.


* Banheiros: sujo, imundo, contaminado, louças quebradas, sem descargas, sem pias.


obs: Há casos em que o banheiro é único na escola e deve ser utilizado por todos, alunos, alunas, professores e servidores.


* Caixa d´àgua: instaladas de qualquer maneira, ou jogadas ao chão, ou em risco de desabar sobre estruturas frágeis e inadequadas, sujas.


* Despensas que não armazenam alimentos devidamente, sujas e úmidas:


* Pias e lavatórios sujos e mal conservados:




3 - MÁ CONSERVAÇÃO DO MATERIAL PERMANENTE:



Observamos que os equipamentos da escola estão, na maioria, com defeito e apresentam problemas e que por isso estão sem utilidade.



* Lousas: ainda se utiliza quadro de giz, e estes estão deteriorados, com buracos que dificultam o seu uso pelos professores. 


HAVIA UM CARTAZ DE PROPAGANDA POLÍTICA NO CENTRO DESSA LOUSA


* Bebedouro: só encontramos uma escola com bebedouro apropriado, as demais usam água em garrafa peti ou filtro.

BEBEDOURO QUEBRADO SERVE DE GUARDA-OBJETOS
* Fogões: enferrujados, mal conservados, a maioria está sem uso por falta de gás e de alimentos para a merenda.


* Freezeres: constam na maior parte das escolas e são os bens mais conservados.


* Computadores: toda escola do município recebeu laboratório de informática, um kit composto de 7 máquinas, sendo 1 CPU, 1 impressora e 5 monitores. No entanto, 90% dessas máquinas estão com defeito, ou desinstaladas, ou amontoadas.



obs1: só há internet em 2 escolas do interior.

obs2: houve casos em escolas em que todo o equipamento de informática foi levado de volta por ordem da Secretaria de Educação.

obs3: houve caso de escola que teve sua impressora levada por terceiros e que foi preciso a comunidade pressionar a diretora para que esta registrasse uma ocorrência para que a máquina fosse recuperada.


* Ventiladores e lâmpadas: quebrados, sujos, mal conservados, de modo geral estes não funcionam, as salas são quentes, escuras e o calor chega a ser insuportável aos alunos.


4 - FALTA DE HIGIENE E ACÚMULO DE LIXO NO INTERIOR DOS PRÉDIOS OU EM SEUS QUINTAIS:


* O as agentes de serviços gerais (asg) deixam a desejar em nossas escolas, elas estão sujas, com salas sujas, entulho em seus quintais, pátios sujos, o lixo se acumula pelos cantos.


* O material de limpeza fica exposto, empilhado, sem a menor preocupação com a saúde e a segurança de nossas crianças.


* Sala de aula que tem o canto das paredes usado como mictório dos alunos.


* Banheiros sem a menor condição de uso: fedorentos, sujos,  encardidos, entupidos, contaminados. 


5 - CARTEIRAS QUEBRADAS E EMPILHADAS NO PÁTIO:


* A equipe registrou um número inexpressivo de carteiras escolares em uso, salas de aula com 5 a 10 carteiras; mesas e cadeiras do professor estão quebradas, ou simplesmente não existem.



6 - BIBLIOTECA- LIXÃO DO LIVRO DIDÁTICO:


* Livros empilhados, rasgados, mofados, largados pelo chão, mostrando o grau de interesse pelo ensino-aprendizagem dos responsáveis pela educação de nosso município.



Resultado do Prejuízo: INCALCULÁVEL




AVALIAÇÃO DO SETOR DE PESSOAL:

    Infelizmente, não foi só com a parte material e predial das escolas que tivemos decepções, também nos surpreendeu a situação dos FUNCIONÁRIOS E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO em nosso município.


     As IRREGULARIDADES desse setor são inumeráveis e irrecuperáveis. Os casos mais frequentes e mais graves de abuso e de irregularidade são:


7 - DIRETORES SEM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA: mais de 90% dos diretores e adjuntos de nossas escolas são profissionais "contratados", e não efetivos, que sem nenhum tipo de formação pedagógica são hierarquicamente superiores aos nossos professores concursados, que deram seu sangue por uma formação acadêmica.



    Encontramos concursados para vigia, agente de serviços gerais, merendeiras, ou somente filho ou  filha, sobrinho ou sobrinha, afilhado ou afilhada de fulano-de-tal, ocupando cargo de DIRETOR ou DIRETORA  de nossas escolas. 


    Perguntávamos sobre a formação acadêmica de alguns desses DIRETORES especiais e eles diziam "Fiz até a 4ª série do primário", ou "Sei escrever meu nome no papel."


8 - PROFESSORES E SERVIDORES QUE ESTÃO HÁ 4 ANOS SEM APARECER NA ESCOLA e continuam recebendo seus salários normalmente.


Essas pessoas não estão de licença, não pagam substitutos, não se dão ao trabalho de justificar suas faltas porque são protegidas do sistema.


9 -  PROFESSORES QUE PAGAM TERCEIROS PARA IREM DAR AULAS EM SEU LUGAR, pagam-lhes uma taxa irrisória para que este dê aulas em seu lugar, e esses terceiros são quase sempre pessoas sem formação.


10 - Professores que são concursados para uma região que no entanto foram lotados em outra região, bem distante de seu lugar de origem, por motivos políticos. 


CONCLUSÃO: 

A equipe de transição encontrou de tudo nessas escolas do interior menos 5 coisas:

- MERENDA ESCOLAR
- BIBLIOTECA
- SALA-DE-PROFESSORES
- MORALIDADE
- DIGNINIDADE.

    VAMOS FAZER UM MAGISTÉRIO MAIS JUSTO E MAIS EFICIENTE, QUE TENHA COMO FINALIDADE A EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS. VAMOS SER PROFISSIONAIS POR EXCELÊNCIA. VAMOS SER HONESTOS E CONSTRUIR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.


14 comentários:

  1. é isso ai mesmo,vamos fazer mudanças, mais é para melhor porque estamos precisando , lute, vamos em frente para uma sociedade digna e justa porque merecemos população..........

    ResponderExcluir
  2. Eu nao creio que essas escolas mudarão alguma coisa com nova secretaria de educação!! creio q com governo também nao fará muito pela educação mais esse saite no futuro pode ser usado contra proprio governo pq tudo esta sendo copiado.

    ResponderExcluir
  3. ESSE É O VERADEIRO PERFIL DO ATUAL GESTOR. SE TODOS TIVESSEM AMOR A TUDO AQUILO QUE FOI OU ESTAR SENDO DESIGNADO A FAZER A REALIDADE SERIA OUTRA. ESPERO QUE AS COISAS A A PARTIR DO 01/01/3013 POSSAM MELHORAR 100%, POIS POÇÃO DE PEDRAS ESTAR UM VERDADEIRO CAOS.

    ResponderExcluir
  4. Infelismente muda apenas de Gestor mais os professores preguiçosos continuam o mesmo sabe quando vai haver mudança quando ganhasse pele desempenho de cada aluno ai sim .enquanto isso só lamento vai ser mais quatro anod do mesmo jeito pq na verdade o roblema esta é nos professore.Alunos ja abusaram de estar em sala de aula escrevendo ou seja tirando do quadro eles querem é inovação.

    ResponderExcluir
  5. PARABÉNS PELA SEU REPORTAGEM...MARAVILHOSA SUA DESCRIÇÃO PERANTE Á REALIDADE COM AS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS (ESCOLAS)DE POÇÃO...CLAUDENIS

    ResponderExcluir
  6. É UM CAOS.... MAIS ELE PREFEITO ATUAL GIGI ABRE A BOCA PRA FALAR QUE FOI O QUE MAIS TRABALHOU. ISSO É VERDADE O QUE FOI MOSTRADO NAS FOTOS E PURA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ISSO É O CÚMULO DO ABSURDO. CADE O RESPEITO COM A POPULAÇÃO ESTUDANTIL PREFEITO????????????????????? QUERO QUE VC RESPONDA.

    ResponderExcluir
  7. A cituação dessas escolas do nosso município nãpo estão nada boas entou, Junior cascaria mude essa cituação..

    ResponderExcluir
  8. ótimas pessoas,como pessoas e profissionais
    hildalene, angela e marinha um trio que promete revolucionar a educação poço-pedrense, e trazer a dignidade, e erradicar o caos na educação, isso vem mostrando a força das mulheres, pois a educação é que define o futuro do brasil e creio que essas mulheres são ótimas pessoas e que vão acabar com essa falta de infra-estrutura nas escolas públicas do municipio
    abraços

    ResponderExcluir
  9. Isso é uma situação que vai se perdurar para séculos sem fim. Sou professor, não desse município mais observo que a irresponsabilidade é imensa por parte de gestores e principalmente professores. Talvez, pelo fato de esses vereadores que deveriam fiscalizar as ações do executivo, terem seus filhos bancado com dinheiro público nas escolas particulares. Segundo informações de terceiros, os vereadores Nilton croá, Lael bezerra nunca souberam o preço da mensalidade de uma escola, visto que é o município que mantém seus filhos em Teresina e pedreiras respectivamente. Creio que dona Ângela, não vai fazer diferente visto que a maldita política ainda vai continuar. O exemplo mais claro de irresponsabilidade dos gestores, é o senhor Carlinhos parente do Nilton Croá que recebe seus salário de professor só para estudar em teresina e mesmo assim, segundo informações, teve um diploma comprado recentemente pelo o município

    ResponderExcluir
  10. Diante que foi mostrado acima,verifica-se o descaso do Gestor Municipal, com os recursos publicos, como o aluno pode produzir,pode estudar,diante de uma bagunça dessa, com goteiras,banheiro inadequados,e olha lá para conserta tudo isso vai levar um tempão.Nosso Prefeito Junior Cascaria,que fez uma campanha corpo a corpo, olhou nos olhos dos eleitores, que sentiu o desbafo do pai de familia,da mãe de familia,que sentiu as suas necessidades,seu desabafo, suas queixas,seu clamor,seus apelos,enfim mutos pedidos com relaçao a Educação,Saúde e Segurança. Junior é uma pessoa muita atenta.

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de dizer aqui que a educação é a base fundamental de todo é qualquer ser humano.Enquanto Gildásio, proa, e alguns professores mantém seus filhos nas escola particulares, ficamos atônitos diante de tantas barbaridades.Alguns professores, se é que assim posso chamar viraram verdadeiros vagabundos e só querem receber salários.

    ResponderExcluir
  12. certo mas como vai fica as escola que tem computadores, pois sei que tem muito gente que mela a mao dizendo que sabe resolver, como o tal de rogelson momteiro, pessoal que o gildasio comtratou pra fazer as manutenções e ele andava era dirando as peças, pela que sei tambem um tal de neto vasco, pois ja olhou o computador da minha cunhada ela disse que ele foi um unico quem encontrou o defeito de deu jeito...
    procurem pessoas qualificadas para que a educação denha valor...

    ResponderExcluir
  13. Pior que a Dona Angela de secretaria, só sadam russam

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.