quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

NOTÍCIAS DA EDUCAÇÃO

A REALIDADE DA EDUCAÇÃO DO MÉDIO MEARIM EM PRATOS LIMPOS





     Terça-feira, 11 de dezembro, aconteceu o Encontro Novas Gestões 2013-2016  promovido pela Unidade Regional de Educação (URE) de Pedreiras e presidido pela professora Cláudia Tereza Brasil Catanhêde.



     A realidade da educação foi apresentada pela equipe da URE e discutida junto com os novos gestores dos municípios que compõem essa unidade: Lima Campos, Pedreiras, Trizidela do  Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lagoa Grande, Lago da Pedra, Poção de Pedras, São Roberto, São Rdo do Doca Bezerra e Esperantinópolis.



    E os futuros gestores, prefeitos e secretários de educação, marcaram presença. 

    Na pauta do dia, a municipalização do Ensino Fundamental, os programas e os projetos da educação que estão em andamento, como Brasil Alfabetizado, Mais Educação, Se Liga, Acelera, PDE, PDDE, entre outros, e os serviços de apoio que a regional oferece às secretarias municipais. 



     O prefeito eleito de Trizidela do Vale, Fred Maia, fez um discurso entusiasmado e reconheceu a importância do trabalho da secretaria de educação, que é através de seu trabalho que se avalia a administração pública, afirmou também seu interesse em investir na Educação, com escolas de qualidade, que em seu governo a escola terá fardamento gratuito e serão abertos laboratórios de estudos com lousa digital, uma das tecnologias de ponta da educação.



     Dentre os muitos assuntos importantes que foram discutidos nesse encontro, foi a exposição da estatística do IDEB, Índice de desenvolvimento do ensino do Brasil, referente aos últimos 4 anos, de 2008 a 2012, foi o que mais causou polêmica, pois, segundo os últimos números, o Estado do Maranhão foi o que teve o pior desempenho.

     Poção de Pedras apareceu como um municípios que nos últimos 4 anos decresceu e não atingiu a meta estabelecida.



     É essa a Educação que estamos herdando, uma educação com o pior rendimento do Brasil. 

     E aqui em POÇÃO DE PEDRAS, não houve nada nessa gestão, 2008 a 2012, que trouxesse algum orgulho ou acréscimo à educação municipal: estatística vergonhosa, merenda escolar insuficiente e quando não estragada, escolas depredadas, grande número de professores fora de sala-de-aula, sem trabalhar por favorecimento político, e a educação entregue em mãos de diretores que são servidores da limpeza e vigias, sem nenhuma qualificação para o cargo que ocupavam.



     Em vista desse caos que está a educação de Poção de Pedras deixada por essa administração, Gildásio 2009-2012: Jorge, Mosquito, Janete, Fátima, Iraneide, Dalvani, Cemar, Profª Edelves, entre outros, uma notícia é muito confortante: a de que PIOR DO QUE ESTÁ É IMPOSSÍVEL DE FICAR.

     A gente pode até não ser experiente ou "competente" como a equipe anterior, mas há uma CERTEZA é a DE QUE OS MARAJÁS dessa vez VÃO TRABALHAR.   

28 comentários:

  1. verdade Hildalene esse governo foi o pior de todos os tempo prefeito ruim, administração péssima...

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS HILDALENE, PRA EDUACAÇÃO FUNCIONAR ,TODOS TEM QUE TRABALHAR,COMEÇANDO PELOS DE CASA, PRA DAR EXEMPLO.

    ResponderExcluir
  3. O parágrafo final foi esplêndido! Rs' Um belo 'tapa na cara' de um ou outro que se atreve a realizar inferimentos sem ao menos esperar que o novo pessoal responsável por esse setor passe pelo 'período probatório', coisa de 'neguim' que, definitivamente, não sabe o que é ética jornalística, melhor, precisaria nem usar da ética pois sei o quanto os dedos do 'ser humano' coçam nessas ocasiões, mas apenas abster-se de tecer certos comentários tão cedo (Sabe, existe no meio jornalístico uma ferramenta denominada 'desembreagem enunciva', seria bom fazer uso dela vez em quando). Na torcida para que o quadro educacional mude em nossa Poção. É mais do que lamentável ver municípios fronteiriços ao nosso só crescerem enquanto nós só decaímos. Entra governo, sai governo, e o que tem sido feito por essa terra? Por esse povo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei o parágrafo final excelente, ainda mais por saber que entre os marajás citados pela blogueira votaram quase em sua totalidade no irmão dela. Vamos ver se ela terá "peito" pra colocar pra trablhar a Ivonete do Grande, a Adriana, a Desmantelada,o Esron, a Josiene...a lista é grande...vamos esperar pra ver.

      Excluir
  4. FALAR É FACÍL O DIFICIL É FAZER ACONTECER QUERO VER ONDE A DESMATELADA VAI TRABALHAR NUNCA TRABALHOU, ENFIM SÃO TANTOS INÚMEROS QUE VOTARAM NO 10 PARA FICAR SÓ CRITICANDO QUEM TRABALHANDO,, O QUE A VEREADORA ANGELA DIZ DESTA SITUAÇÃO EM QUE ELA COMPARTLHOU E NUNCA FEZ NADA NADA NADA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIOANAL,,,OXALA PARA FALAR EM PROFESSORA EDELVES.. ESCUTE MAIS E RESPEITE UMA MESTRA QUE TEM MULTIPLAS CAPACIDADE PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO...

    ResponderExcluir
  5. ESSE TAL DE GILDÁSIO, FOI UM PÉSSIMO PREFEITO...AINDA BEM QUE ELE NÃO FOI REELEITO.

    ResponderExcluir
  6. Angêla e Hildalene, faça a diferença de muitos outros secretarios de educação!
    sejam diferentes, e cuide da educação de nossa cidade, pois ela clama por uma educação digna!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AS PIORES SECRETARIA QUE VAI DAR

      Excluir
    2. A ILUSTRE BLOGUEIRA DEVERIA ESPERAR INICIAR A NOVA ADMINISTRAÇÃO PARA PODER FAZER COMPARAÇÕES.ACREDITO EU QUE A EDUCAÇÃO SEERÁ SIM DIFERENTE EM NOSSO MUNICÍPIO, POIS A PESSOAS CITADAS SÃO REALMENTE COMPETENTES E ÓTIMOS PROFISSIONAIS. INFELIZMENTE ESSAS NÃO ESTAVAM SALA DE AULA.MASS SÓ SABER QUE PESSOAS DESCOMPROMISSADAS COMO MARINHA, ÂNGELA,AMPARO, DESMANTELADA E TANTAS OUTRAS COTADAS PARA A EQUIPE NÃO ESTARÃO EM SALA DE AULA, JÁ É UM GRANDE PASSO PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL.
      TENHO CERTEZA QUE OS PROFESSORES QUE IRÃO TRABALHAR NA EDUCAÇÃO FARÃO A DIFERENÇA EM 2013, AI SIM, VERÃO O QUE É TER COMPROMISSO.

      Excluir
    3. É mesmo, agora a ângela trabalha, mas será se vão consegui fazer a sõnia ir par sala de aula

      Excluir
    4. bota mesmo os marajá pra trabalahar ROBERTO PIRUTA MAKSUELA CÉLIA ADAILZA LOLA MARLY VALDEISA, BIDA ,JOSIANE,ESROM,FÁIMA DO GERALDO, DUDA,E OUTROS

      Excluir
    5. Você esqueceu de falar da Concita Eloi, Nucita Ximenes,Celia Croá,

      Excluir
    6. ESQUECEU TB DA SEMIRE, JANETE, JÔSE, NILRA JANE, DALVANI, CARLINHOS SOBRINHO DO NILTON QUE É O PIOR MARAJÁ, VIVE EM TERESINA DANDO UMA DE PLAYBOIZIM LISO SEM GRANA QUASE PASSANDO FOME E QUERENDO SER O QUE NÃO É.... EITA CAMBADA DE GENTE PREGUIÇOSA.

      Excluir
    7. falta na lista dos qui ganha sem trabalhar pru municipio a leila do juarez, a francisca do seu dario,a maria do vale a irene do vale, a sõnoa do mamedio, esron, adriana, ramunda conceição, ~e muito grande a lista, bota pra qubrar hildaleni faz esse povo trabalhar.

      Excluir
  7. FALAR DA PROFESSORA EDELVES É FÁCIL, DIFÍCIL É SER ELA, UMA PROFESSORA UNIVERSITÁRIA EXEMPLAR COM MESTRADO. E AGORA LUIZA HELENA ,O QUE VOÇE ACHA DESSE POVO FALANDO MAL DA SUA IRMÃ.

    ResponderExcluir
  8. Vamos está de olho nesta administração sem marajá estou pagando pra vê vixe.....só pode ser a nova era que chegou.

    ResponderExcluir
  9. Senhora HILDALENE,
    Talvez precise se ambientar novamente em Poção de Pedras e conhecer as pessoas, o caráter das mesmas, a formação de todos e o dia-a-dia de cada uma delas.
    Quando falas da Professora EDELVES, mostra completo desconhecimento da professora mais competente que temos na região, além de muito séria no desempenho de seu trabalho, ela não passou um ano trabalhando na atual gestão. Há mais de dois anos ela foi demitida por NEPOTISMO, por ser tia do Vereador Segundo (se quiseres te mando a carta de demissão).
    Lembra que a Professora Edelves é irmã de LUIZA HELENA (cuja família é CASCARIA), é mãe/madrinha do JOAQUIM FILHO, vereador do CASCARIA.
    Assim, seja pela proximidade com os eleitores do CASCARIA, seja por não estar no atual Governo há mais de dois anos, acredito que deva um pedido de desculpas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falar mal da professora Edelves é sinal de desconhecimento sobre a nossa cidade. Eu trabalhei com ela, e olha, muito inteligente,que não tem coragem de fazer o que é errado. Não costumo participar de bate papo em blog, mas não poderia deixar de defendê-la.

      Excluir
  10. CARA HILDALENE, ESPERO EM DEUS QUE VOCÊS CONSIGAM FAZER O QUE PREGAM: BOTAR PROFESSORES MARAJÁS PARA TRABALHAR. TALVEZ, ASSSIM, PODEMOS VER A ELZA, A SÔNIA CROA´, A ÂNGELA, A MARINHA, E MUITOSS OUTROS E OUTRAS QUE VOTARAMA EM SEU IRMÃO E SÓ ENROLAM EM SALA DE AULA TRABALHANDO. vOCÊ SABE PORQUE O IDEB DE POÇÃO É BAIXO? QUEM O RESPONSÁVEL DIRETO PELA SALA DE AULA? PELO ENSINO/APRENDIZAGEM? ACHO QUE SÃO OS PROFESSORES E MAIS DE 80% DELES VOTARAM EM SEU IRMÃO. VAI DONA HILDALENE BOTA ESSA CAMBADA DE PREGUISOSOS PARA TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  11. Espero mesmo que a próxima gestão possa trazer resultados, mas sinceramente, pelo que ando vendo, vai ser a mesma coisa, pode até melhorar, mas esse novo converno por si só ja é defeituoso, ao passo que preza tanto o reconhecimento da má gestão anterior, porém foi apoiado por um dos mais corrúpidos que se passou pelo Pocão "João Batista" e dentre outros. Então para melhorar mesmo é o povo se concientizar, parar de viver a politica, em uma formar de diversão, que dar fofocas, envez disso buscar por seus direitos, e colocar esses bandidos pra fora dessa cidade, se não, ficaremos sempre a mercê do desenvolvimento. Moramos em Estado com os piores indices do Brasil, segundo o último censo, da sáúde à educação, e para piorar moramos em uma cidade que pode ser considerada uma de tantas outras pobres do Maranhão, então vivemos a pobreza da pobreza. Espero um dia que nossa população crie conciência analise a real situação em que nos encontramos, pois os que estão indo em bora veem o quanto estamos atrasados, e poucos tão retornando para morarem, vem apenas passear, "e olhe lá",. Essa é minha percepção nada contra a blogueira, mais fica a reflexão.

    ResponderExcluir
  12. Se queres que a educação melhore, vamos respeitar e elogiar nossos educadores, pois de crítica estamos cheios...todo problema que tem na educação culpam os professores, administração, sabendo que é um conjunto,de casos que influencia este desenvolimento educacional, não adianta aponter com se encontrou o problema.Não dar para se fazer educação da forma que se esta sendo vista, é melhor buscar parceria ,ouvir as experiências dos que conhece nosso povo nossa história pra ver a realidade...veja alguns exemplos...
    O aluno não aprende porque os pais não o acompanham? Para 88% dos professores do nível fundamental da rede pública no país, sim. Quase 81% também acreditam que um aluno não vai bem na escola porque não se esforça. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Movimento Todos Pela Educação em respostas dadas por professores da rede pública na Prova Brasil, do Inep. E levantam a questão: num sistema educacional público com má remuneração para o magistério e escolas mal equipadas, que recebem estudantes em que a própria família já tem, em geral, baixa escolaridade e frágil nível cultural, de quem é a culpa pelo mau aluno?

    ResponderExcluir
  13. Fiquei triste por a blogueira citar nomes das pessoas culpando que a educação não teve nada de bom foi a culpa da administração o que ela relata, não esqueça que sua parceira é a Angela Galvão que foi ministrar um projeto Pestalozze , enrroou tudo professor alugeuel, deixou o coitado do Nilto Pinto numa boca fria quem quiser saber mais pergunte a ela sobre o Projeto e o Nilto sabe falar muito bem.. coração ela não tem ...isso eu ja sei e ela provou..muita oração pra ela deixar vc fazer um bom trabalho pode orar...é onça mesmo.....

    ResponderExcluir
  14. Cara Hildalene, acho que vc está se equivocando com sua avaliação, não sei se vc sabe desse velho ditado: " Falar é fácil, difícil e fazer" assuma primeiro o governo e depois faça a sua avaliação. Há outra coisa se vc colocar tos os marajás para trabalhar incluindo todos que votaram em seu irmão que já foram citado e mais alguns que estão aí eu tiro o chapeu pra vc.Você fala demais blogueira

    ResponderExcluir
  15. CARA BLOGUEIRA,POR QUE VOCÊ SÓ CRITICA OS PROFESSORES QUE VOTARAM NO PREFEITO? VOCÊ COMO EDUCADORA QUE SE DIZ, DEVIA SABER MELHOR QUE NINGUÉM QUE VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA. ESSAS SUAS OPINIÕES DEIXA BEM CLARO QUE VOCÊ IRÁ PERSEGUIR OS PROFESSORES QUE NÃO VOTARAM EM SEU IRMÃO.ISSO SÓ PROVA A SUA INEXPERIÊNCIA, UMA BOA EDUCAÇÃO SE FAZ COM PARCERIAS E COMPROMISSOS, PARE DE FICAR PUBLICANDO BOBAGENS,FALE ALGUMA COISA QUE PODERÁ MELHORAR NOSSA EDUCAÇÃO E CONSEQUENTEMENTE O GOVERNO DO SEU IRMÃO!

    ResponderExcluir
  16. I enjoy what you guys are usually up too.
    This kind of clever work and exposure! Keep up the awesome
    works guys I've added you guys to blogroll.

    Check out my web-site; casino sverige (http://caterpillarsschool.com/)

    ResponderExcluir
  17. H&X69;, i thіnk tha&X74; i saw you visіtеd&X6d;y website ѕo i camе &X74;&X6f;
    “retur&X6e; thhe favor”.I aam trying to fіnd things to enhance my ωеbsite!I suppоse i&X74;s ok
    to use a feww of y&X6f;ur ideas!!

    Reνiew my wеb blog; spelautomater

    ResponderExcluir
  18. Useful infоrmation. Lucky me І discovered your
    website by accident, and І'm shocked why
    this aсcident did not tоok place earlier! I bookmarkeԁ
    it.

    Here is my blog :: roulette system

    ResponderExcluir
  19. Hi there this is kind of of off topic but I was wanting
    to know if blogs use WYSIWYG editors or if you have to manually code with HTML.
    I'm starting a blog soon but have no coding know-how so I
    wanted to get guidance from someone with experience.
    Any help would be enormously appreciated!

    Feel free to surf to my website :: homepage []

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.