segunda-feira, 13 de julho de 2015

IBOPE CONFIRMA LULA PRESIDENTE EM 2018

Pesquisa Ibope põe oposição no “volume morto” e mostra que Lula pode vencer eleição no 1º turno 

 lula_tucanos_ibope

 O instituto Ibope divulgou nova sondagem sobre a corrida presidencial de 2018. Se tomarmos os números como corretos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá vencer a eleição no primeiro turno. Acompanhe o raciocínio e o gráfico baixo.

Em 2005, véspera da eleição presidencial, Lula fora espancado pela velha mídia dia sim outro também, com direito a cobertura ao vivo pelas emissoras de TV, mas o ex-operário reelegeu-se quase no primeiro turno. Veja o gráfico:




Gráfico do Datafolha na disputa presidencial de 2006.


Em 2015, também véspera de nova corrida pelo Palácio do Planalto, o ex-presidente Lula volta a ser alvo preferencial dos setores mais raivosos da mídia. Mesmo assim, segundo o Ibope, se as eleições presidenciais fossem hoje, o petista estaria empatado com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), pelo placar de 49% a 51%.

Note o caro leitor que Lula não tem direito de defesa ao passo que os tucanos gozam de plena blindagem nos portais, jornalões, rádios e TVs controlados pelos barões da velha mídia.

Se o candidato da oposição em 2018 for Aécio Neves (PSDB), o resultado seria favorável ao senador mineiro pelo resultado de 59% a 41%.

Durante o período eleitoral, ambos os candidatos têm tempo no horário gratuito de rádio e TV. É quando os contendores, em tese, têm condições mostrar a cara e avisar ao eleitor que está na disputa. É aí que Lula vira o bicho-papão para os tucanos.

Portanto, a pesquisa publicada pelo Estadão reforça a convicção de que a oposição está literalmente no “volume morto” da política brasileira. Talvez isso justifique a insistência dos tucanos pelo atalho, isto é, golpe para voltarem ao Planalto sem a necessidade do crivo nas urnas.

É bom frisar que o PSDB tem uma séria disputa intestina para resolver nos próximos meses. Há apenas uma vaga para a disputa pela Presidência da República, mas três se colocam em condições. A saber: 1- Geraldo Alckmin; 2- Aécio Neves; e o senador paranaense Álvaro Dias, que reivindica sua vez na corrida.

O Ibope ouviu 2.002 eleitores em todo o país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.

2 comentários:

  1. http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/pesquisa-ibope-aponta-que-aecio-venceria-lula-no-segundo-turno.html

    ResponderExcluir
  2. http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/07/pesquisa-ibope-aponta-que-aecio-venceria-lula-no-segundo-turno.html


    Acessa esse link aí Professora.

    ResponderExcluir

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.