sexta-feira, 24 de julho de 2015

SAÚDE BUCAL

Escovar os dentes logo após a refeição? Veja 7 erros comuns


Enxaguar muito os dentes e fazer a escovação muito forte são alguns dos erros mais comuns


 Foto: iStock

Escovar os dentes é muito mais complexo do que parece. Do modelo de escova ao tempo de escovação, vários elementos devem ser levados em conta para evitar danos ao sorriso saudável. Confira abaixo sete erros comuns, listados pelo dentista australiano Michael Tam no jornal Daily Mail:
1 - Enxaguar muito os dentes

Enquanto a maioria das pessoas pensa que é importante enxaguar muito bem após a escovação, os especialistas discordam. "Queremos que bocheche e cuspa, mas não lave. Assim deixa o flúor nos dentes por pelo menos 30 minutos após a escovação", disse Tam.

2 - Escovar logo após as refeições

Nada de comer e ir direto para o banheiro escovar os dentes. É importante esperar 30 minutos. "Alimentação e bebidas ácidas, como suco de laranja, suavizam o esmalte dos dentes, por isso é importante esperar que o pH da boca se equilibre novamente antes de escovar. Estamos sempre com pressa e, por isso, se não for possível esperar, ingira bebidas mais alcalinas, como leite, que são melhores para os dentes", ensinou o dentista.


3 - Escovar muito forte

Muitos acreditam que, para limpar adequadamente, precisa-se escovar bem forte. Grande engano! "Vemos um monte de dentes danificados por escovação vigorosa. Você deve usar uma escova de cerdas macias, o que irá certamente reduzir a quantidade de abrasão e, claro, escovar suavemente", recomendou.

4 – Escovar por menos de dois minutos

O tempo médio de escovação deve ser de dois minutos. Portanto, nada de escovar rapidinho. "Se escova por menos de dois minutos, é mais do que provável que esteja deixando depósitos de tártaro e comida nos dentes, bem como todas as manchas", alertou Tam.

5 - Petiscar muitas vezes

Petiscar muito ao longo do dia pode levar a problemas de saúde nos dentes e mais danos podem ser causados durante o processo de escovação. "Em uma boca normal, temos um nível de pH que é neutro e, quando petiscamos e comemos comida, os níveis de pH caem e tornam-se bastante ácidos, o que leva a problemas no esmalte", comentou o dentista. A saliva leva cinco minutos para fazer seu trabalho e restaurar o equilíbrio. Por isso, se petisca toda hora, cria um ambiente ácido por mais tempo, aumentando as chances de danos.

6 – Escovar apenas a parte da frente dos dentes

Há quem escove apenas a parte da frente dos dentes, porque é ela que fica visível ao sorrir e falar. Outro grande erro! "A placa se acumula na parte de trás dos dentes também", alertou Tam. É muito importante escovar a parte da frente, de trás, de cima e dos lados.

7 – Escovar no chuveiro

Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma ótima forma de otimizar o tempo, mas também é um erro, porque significa menos foco no processo de escovação. "É bom escovar os dentes na frente do espelho para que você esteja consciente do que está fazendo. Você precisa olhar o ângulo da escova e ter certeza que está na posição certa", comentou Tam. E não se esqueça de desligar a torneira da pia enquanto escova os dentes por, ao menos, dois minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.