sexta-feira, 10 de julho de 2015

TODO CUIDADO COM A ARANHA-MARROM É POUCO! SAIBA MAIS SOBRE ESSE BICHO PEÇONHENTO

ARANHA QUE CAUSOU A MORTE DE UMA JOVEM DE OLHO D'ÁGUA DAS CUNHÃS É ALTAMENTE VENENOSA E MUITO COMUM EM RESIDÊNCIAS - SAIBA COMO SE PRECAVER 



Ontem o blog noticiou a morte de uma jovem de 23 anos, natural de Olho D'água das Cunhãs, Maranhão, em decorrência da picada de um aranha marrom. (veja aqui)

Curiosa com o assunto que até então desconhecia procurei saber o grau de periculosidade  desse aracnídeo peçonhento e fiquei assombrada com o que encontrei.

Resolvi compartilhar a matéria no blog para que mães, donas de casa e a população de modo geral fiquem bem informados e possam se prevenir do ataque dessas aranhas.

LEIAM A MATÉRIA


Aranha Marrom, Como Evitar Acidentes e Tratar as Picadas



Chega o verão e com o tempo quente o perigo do contato com a aranha-marrom, cientificamente conhecida por Loxosceles sp, aumenta.

Por alguma razão ainda não explicada é abundante em todas as  regiões do país. Aparecem em conseqüência da destruição das matas e habitats naturais.

Trata-se de um aracnídeo (da família das aranhas) que na idade adulta mede 1 centímetro (cm), mas pode chegar até 4 cm de comprimento. É venenosa e tem um ciclo de vida que pode chegar até 600 dias. Alguns dizem que pode viver até 4 anos.

Na reprodução a aranha-marrom é operosa. A cada desova libera até 80 indivíduos novos. Incrível que desde esse surgimento, pode sobreviver até dentro de baixas temperaturas de uma geladeira assim como aguenta calor intenso de um telhado em verão de 50 graus.

Resistente, a aranha-marrom pode sobreviver meses sem água e sem se alimentar. Justamente fica mais agressiva quando está nessa fase, pois com instinto animal e carnívoro, sai para caçar. Apesar disso não é agressiva e só dá a picada quando espremida ou agredida. 

Tem patas longas e afinadas, cobertas por uma espécie de pelo fino. Graças a essa característica, consegue deslocamentos velozes. Preferem locais escuros e sem limpeza de residências e escritórios.

Todos os cuidados são recomendados dentro das gavetas, sapatos, roupas, atrás de quadros e mobiliário em geral, frestas de paredes em geral e telhados. Tudo que estiver empilhado, inclusive tijolos e telhas, recomenda atenção especial para evitar a picada de aranha-marrom. 

MANDAMENTOS PARA EVITAR CRIAÇÃO DE
ARANHA-MARROM E ACIDENTES


1 LIMPE SEMPRE ATRÁS DE QUADROS, BANCOS, ESTANTES E OUTROS OBJETOS PENDURADOS NA PAREDE.

2 USANDO ASPIRADOR DE PÓ ELIMINE AS TEIAS QUE SÃO HOSPEDEIROS DE ARANHAS, ONDE COLOCAM OS OVOS E FILHOTES.


3 TAMPE TODOS OS BURACOS E VAZIOS DAS PAREDES E FORROS, BEMCOMO RODAPÉS E CANTONEIRAS.


4 JORNAIS, REVISTAS, CAIXAS DE PAPELÃO E OUTROS ENTULHOS ASSIM, SÃO MORADIA DA ARRANHA-MARROM.


5 NÃO SE ENGANE. MESMO QUE A CASA ESTEJA FECHADA PODE SER AMBIENTE PARA CRIAR ARANHA-MARROM. POR ISSO DEVE SER LIMPA PERIODICAMENTE.


6 ALÉM DE VARRER, TODOS OS LUGARES DOS AMBIENTES DE CASA OU ESCRITÓRIOS DEVEM SER LIMPADOS COM ASPIRADOR DE PÓ.


7 NÃO MATE LAGARTIXAS, AVES E SAPOS QUE ENCONTRAR, POIS SÃO PREDADOTRES DAS ARANHAS-MARRONS.


8 E NADA ADIANTA USAR PRODUTOS QUÍMICOS PARA ELIMINAR ARANHA-MARROM. AINDA NÃO SE CONHECE UMA DROGA QUE A MATE.


9 LIXEIRAS DEVEM SER ESVAZIADAS E DESINFETADAS DIARIAMENTE.


10 ROUPAS PENDURADAS OU JOGADAS EM QUALQUER LUGAR, SÃO CONVITE À ARANHA E OUTROS BICOS. ESTE RECADO É PARA QUEM COSTUMA NÃO CUIDAR DAS ROUPAS DEIXANDO EM QUALQUER LUGAR. TAMBÉM É IMPORTANTE VERIFICAR BOLSOS, BOLSAS, PERNAS DE CALÇAS E MANGAS DE ROUPAS. SACUDIR TUDO ANTES DE USAR. AJUDA ESPANTAR AS ARANHAS.


11 NO QUINTAL NÃO SE DEVE DEIXAR ENTULHOS E LIMPEZA PERIÓDICA É UMA ATITUDE NECESSÁRIA.


PICADA DE ARANHA MARROM SÓ VAI DOER  HORAS DEPOIS

Só muito depois que dá a picada é que a pessoa vai sentir dores. Geralmente 8 horas após. Para que possa identificar bem, é algo intenso como se fosse uma queimadura. Faz coceira e no local da picada surgem bolhas e necrose (morte) da pele com coloração escura. 

Junto com essa manifestação o acidentado começa observar surgimento de vermelhidão no local, que também apresenta inchaço. Segue-se então quadro de febre, vômito, dor-de-cabeça. Longe do local afetado, pés, mãos, face, podem surgir edemas e o organismo indica mal estar geral, sonolência. Quase paralelamente vem a tontura e inchaços em outras partes do corpo. Se for um quadro muito grave, também são afetados os rins pela dor e inflamação, o coração e os pulmões, iniciando-se processo de anemia. São quadros que se não tratados levam à morte do paciente.

Diante de quadros com essas manifestações, só resta à pessoa tomar atitude urgente de procurar o Pronto Socorro ou um Serviço Municipal de Saúde. Geralmente estão preparados para atuar imediatamente.

Porém a prevenção é tudo. Evitar acidentes significa não correr risco. E a recomendação mais importante é manter sempre as habitações muito limpas. E antes de vestir roupas ou calçar sapatos, quando mexer com lugares de risco, tomar precauções usando luvas ou usando ferramentas. Por isso que é uma das atitudes mais sadias, não deixar roupas sobre o chão ou penduradas em qualquer lugar. A cama e o mobiliário de uso constante como cadeiras, devem ficar afastados das paredes. Não empilhar tijolos, telhas, madeiras e outras coisas onde a aranha possa se abrigar. E com crianças em fase oral, que tudo levam à boca, redobrar atenção onde andam.

AGORA ASSISTAM A ESSE VÍDEO!



NOTICIARIO.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.